QUEM SOMOS

Quem Somos

A Clínica Rosa dos Ventos é o projeto de uma família com longa trajetória de superação em relação aos desafios de cuidar e conviver com um ente querido com transtorno mental. Ao longo de nossa caminhada, nos deparamos com o despreparo dos hospitais psiquiátricos e com a falta de espaços com tratamento médico humanizado.

Esta situação nos moveu e incentivou a desenvolver um trabalho diferenciado, que fosse capaz de oferecer importantes inovações no cuidado às pessoas com transtornos mentais.

Por que escolher a rosa dos ventos?

 

   Pelo modelo pioneiro e único de interação com a pessoa tratada, reconstruindo a sua autonomia e ressocialização.


   Pelo espaço integrado à natureza e bem cuidado, quebrando o preconceito da internação de pacientes psiquiátricos – Ideia de lugares frios, sujos e feios.


    Pela estrutura humana de atendimento, que respeita a individualidade, estimulando habilidades com atividades terapêuticas personalizadas.


   Pelo calor humano e pela excelência na prestação da assistência integral, estendendo a família segurança e tranquilidade.


   Pelo tratamento medicamentoso adequado aos sintomas, em ambiente saudável, com atividades terapêuticas prazerosas de artes, esportes e lazer.


Missão

Contribuir no campo da saúde mental com uma nova forma de atenção criada de uma longa trajetória de superação ao sofrimento do transtorno mental, por uma família e um profissional da Psiquiatria que tomaram para si a missão de cuidar, reconstruindo a autonomia do sujeito e dos seus vínculos familiares e sociais.

Visão

A convicção de que, além da atuação dos profissionais da área de saúde mental, o calor humano e o respeito à individualidade são fundamentais para intermediar o mundo intrapsíquico e a realidade objetiva do sujeito.

Valores

Atuar como modelo diferenciado de acolhimento, eternizando assim inovação no papel de atender e entender a pessoa e a seus sintomas, reduzindo seu sofrimento, sem negar a sua subjetividade

Como tudo começou

 

A empresária baiana e psicóloga Maria Helena Cidreira – CRP 03/IP9735 – é uma profissional incansável e sua história de vida se mistura com a criação da Rosa dos Ventos. O irmão de Helena, Ricardo Beline, foi diagnosticado com transtorno mental leve.

Em dezembro de 1995, Helena retirou seu irmão da última internação hospitalar convencional, onde os tratamentos faziam Ricardo e a família sofrerem ainda mais, e o levou para morar na fazenda que a família possuía no município de Governador Mangabeira, na Bahia.

Dessa forma, ela teve a ideia de fundar o Centro Terapêutico Rosa dos Ventos, hotel fazenda dedicado às pessoas que precisam de cuidados para transtornos mentais, com tratamentos psiquiátricos e psicológicos humanizados e individualizados, com o objetivo de priorizar a qualidade de vida.

Nossa experiência familiar com uma pessoa com transtorno mental nos capacitou para fazer um trabalho diferente, voltado à reintegração social, restabelecimento de laços familiares, humanização do hóspede e realização de diversas atividades saudáveis e interativas, sempre com acompanhamento de profissionais especializados e integrados a uma equipe completa.

Quer saber mais? Entre em contato com a Clínica Rosa dos Ventos